Governo anuncia pagamento de R$ 1.502 para BPC; veja a partir de quando começa

Atualmente o INSS faz pagamentos mensais para mais de 39 milhões de brasileiros, entre eles os beneficiários do BPC. Um anúncio recente do governo trouxe a esperança de aumento do pagamento mensal de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada. Entenda melhor esse benefício que não é uma aposentadoria.

Governo anuncia pagamento de R$ 1.502 para BPC; veja a partir de quando começa  (Imagem: FDR)

O Benefício de Prestação Continuada é pago pelo INSS as pessoas com deficiência e aos idosos. Ele foi criado para ajudar as pessoas que não possuem uma renda, portanto não têm condições financeiras de se manter. Inclusive, para receber o BPC não é necessário contribuir ao INSS.

O benefício não é uma aposentadoria, também por isso não é necessário contribuir com a Previdência Social. Isso também significa que os beneficiários não têm direito ao 13º salário pago pelo INSS, nem deixam pensão por morte para os seus dependentes.

Quem enquadra no BPC?

Segundo o INSS, a pessoa com deficiência é aquela que apresenta um impedimento de longo prazo, (pelo menos 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Sendo que essa deficiência a impeça ou dificulte a participação plena e efetiva em igualdade de condições com as demais da sociedade.

Aumento no valor do BPC

De acordo com a especialista do FDR Laura Alvarenga o tempo de aprovação dos benefícios do INSS foi reduzido, confira.

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile