Empréstimo facilitado para inscritos no CadÚnico e que recebem Bolsa Família

Foi anunciado pelo governo federal que pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), e que recebem o Bolsa Família, poderão receber um empréstimo de forma facilitada. A ideia é liberar um tipo de crédito para que esse grupo se torne cada vez mais independente financeiramente. 

bolsa família
Empréstimo facilitado para inscritos no CadÚnico e que recebem Bolsa Família (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Foi anunciado por membros do governo federal que em breve deve ser lançado um empréstimo para inscritos no Bolsa Família que empreendem. Ou seja, pessoas que praticam alguma atividade profissional, e que poderão investir no seu próprio negócio para aumentar sua produtividade e lucro. 

Empréstimo para quem recebe o Bolsa Família empreender

De acordo com as principais informações já divulgadas, este tipo de empréstimo pelo Bolsa Família vai funcionar da seguinte forma:

  • Empreendedores informais poderão contratar um limite de crédito para empreender;
  • Para liberação do dinheiro será preciso criar um MEI (Micro Empreendedor Individual);
  • O inscrito no Bolsa Família não vai ser excluído do programa mesmo tendo acesso ao crédito, e tendo uma empresa aberta. 

Integrantes do governo afirmam que quase 44% dos beneficiários do Bolsa que recebem acima de R$ 800 empreendem em algum tipo de negócio, como fabricação e venda de comida caseira ou peças de vestuários feitas a mão. 

Mas, por medo de perderem o Bolsa Família que é um benefício de garantia da sobrevivência digna, eles acabam deixando de regularizar a prestação do seu serviço. 

Como vai ser contratado o empréstimo do Bolsa Família?

A ideia é que os empreendedores, depois de se regularizarem como MEI, possam contar com a ajuda do SEBRAE para pedir o empréstimo. A instituição deve intermediar o acesso do autônomo com o banco. 

Segundo dados do SEBRAE, das 20 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, metade empreende informalmente. E a partir deste crédito terão a chance de aumentar seus lucros, e aos poucos ficar independentes da ajuda do governo. 

Além deste tipo de empréstimo, eu explico outras opções de crédito autorizado para o MEI, listado nesta matéria. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com