Uma boa notícia para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): a partir do próximo mês não será permitida a inclusão de novas adesões de mensalidade associativa na folha de pagamento. A medida deve impactar diretamente no valor do benefício dos idosos de forma positiva.
Imagem: FDR
O desconto é permitido apenas para operações de crédito que foram devidamente contratadas e autorizadas pelo aposentado ou pensionista. Além das operações de crédito, que incluem o empréstimo consignado, outro desconto também pode ser feito. Ele é realizado por meio da cobrança de mensalidades de sindicatos e associações direto nas aposentadorias e pensões.
Caso não esteja de acordo, o cidadão poderá verificar as operações que foram credenciadas em seu nome e realizar a contestação. Após denúncias de contratos não solicitados em empresas de seguro e planos de saúde, o INSS iniciou apurações em cinco entidades conveniadas. O Governo Federal também estabeleceu regras específicas para esse desconto na folha de pagamento dos aposentados.
Bloqueio do INSS nos descontos
-
A suspensão é uma medida do INSS para diminuir os descontos irregulares que vêm afetando o valor das aposentadorias e pensões;
-
O bloqueio começa no mês de maio;
-
O desbloqueio acontecerá após a adoção da biometria e assinatura digital para a aprovação dos descontos;
-
Lembre-se: todo desconto feito nas contas dos aposentados e pensionistas deve ser autorizado por eles.
O desconto não autorizado poderá ser ressarcido para os idosos e pensionistas. A nossa especialista Lila Cunha te explica como funciona. Confira aqui.
Como excluir desconto do INSS não autorizado?
O aposentado pode verificar se está sofrendo com descontos fraudulentos com a consulta regular em seus extratos de pagamentos nos canais disponibilizados pelo INSS, como o aplicativo ‘Meu INSS’.
-
Acesse o App Meu INSS e faça login pelo Gov.br;
-
Procure por “Extrato” no menu;
-
Escolha a opção “Extrato de pagamentos”;
-
Filtre a busca pelo mês e ano desejado;
-
O sistema vai informar o valor do salário junto aos descontos programados.
Caso descontos indevidos sejam identificados, o aposentado deve solicitar o bloqueio imediato através do aplicativo ou entrando em contato com o autoatendimento pela Central 135. Com a solicitação, às instituições responsáveis pelos descontos serão notificadas e obrigadas a reembolsar os valores aos beneficiários.