A Receita Federal divulgou informações sobre o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024. Contribuintes de todo o país serão beneficiados, caso estejam no primeiro grupo atendido. A restituição é o momento em que a Receita devolve aos brasileiros o valor pago a mais em impostos.
Todos os anos centenas de brasileiros entregam a declaração do Imposto de Renda. Após isso a Receita Federal inicia o pagamento da restituição dos impostos pagos a mais. Segundo o órgão nesse ano serão cinco lotes de pagamentos.
Quem tem prioridade no primeiro lote?
Segundo a própria Receita Federal a prioridade no pagamento da restituição será para os contribuintes que fazem parte dos seguintes grupos:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem optou pela declaração pré-preenchida e por receber a restituição via Pix.
Depois desses grupos o pagamento será feito para os demais contribuintes que fizerem a entrega da declaração. Veja como receber a restituição primeiro, clicando aqui.
A expectativa é de que nesse ano mais de 200 mil idosos recebam a restituição do Imposto de Renda.
Datas dos lotes da restituição 2024
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 28 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 30 de agosto; e
- 5º e último lote: 30 de setembro.
A cada lote a Receita deve divulgar datas limites para os contribuintes que caírem na malha fina fazerem as correções necessárias. Inclusive, de acordo com a nossa especialista Laura Alvarenga nesse ano a malha fina foi reforçada, entenda.
Os contribuintes deverão acessar o Meu Imposto de Renda para fazerem a consulta e descobrirem se estão nos lotes de pagamento.