Iniciado em março, o Pé-de-meia paga mensalmente aos estudantes do ensino médio pela permanência na escola. Até o momento apenas uma parcela da chamada Poupança do Ensino Médio. Agora, novos estudantes poderão ser contemplados, entenda.
Depois de perceber o alto número de estudantes que abandonam os estudos para trabalhar, o MEC decidiu criar o Pé-de-meia. Os pagamentos foram iniciados para 2,5 milhões de estudantes no último mês de março. Na ocasião foram feitos os depósitos do incentivo-matrícula, agora será feito o pagamento do incentivo-frequência.
Os depósitos são feitos pela Caixa a partir da data de nascimento dos alunos que foram selecionados a partir dos dados enviados pelas escolas.
Nova lista do Pé-de-meia
- De acordo com o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro do Nascimento Santos, o governo estuda ampliar o Pé-de-meia.
- A ideia é atingir todos os inscritos no Cadastro Único, para isso um estudo técnico está sendo feito para analisar a viabilidade do pagamento.
- Enquanto isso, a lista de beneficiários continua sendo atualizada a partir dos dados enviados pelas escolas.
- Isso significa que novos alunos poderão ser inseridos, para eles o pagamento do incentivo-matrícula está previsto para acontecer até julho de 2024.
Consulta ao Pé-de-meia
- Os estudantes devem baixar o aplicativo Jornada do Estudante para fazerem a consulta e descobrirem se foram beneficiados. Para isso é necessário ter login do gov.br.
- Na plataforma também serão apresentadas informações sobre a poupança.
- O valor pode ser movimentado pela conta, mas caso o estudante tenha menos de 18 anos será necessário fazer o desbloqueio, saiba como.
Caso tenha sido aprovado, o estudante poderá movimentar o valor recebido pelo app ou fazer o saque com o cartão emitido pela Caixa. Nossa especialista Laura Alvarenga te explica sobre a distribuição dos cartões, confira.