Imposto de Renda 2024: prazos para preenchimento da declaração foram apertados

O prazo para preencher e enviar o Imposto de Renda 2024 está ficando cada vez mais curto. Os contribuintes puderam acessar o sistema da Receita Federal desde 15 de março, mas têm até o fim de maio para cumprir com essa obrigação. Caso contrário, terão que pagar multa e sofrerão outras consequências. 

irpf
Imposto de Renda 2024: prazos para preenchimento da declaração foram apertados (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

A expectativa da Receita Federal é de que 43 milhões de declarações do Imposto de Renda 2024 sejam enviadas. De acordo com dados públicos já divulgados, no dia 15 de março quando o prazo foi aberto, pouco mais de 1 milhão de documentos já haviam sido postados o que mostra que muitas pessoas estavam preparadas.

Por meio da declaração o contribuinte informa para Receita Federal quais foram os seus rendimentos no ano passado. E isso incluí tudo o que foi recebido em salário, verbas rescisórias, programas trabalhistas, venda de bens, resgate em investimentos, e tudo mais que tiver sido repassado para conta pessoa física. 

A partir destes valores é que o Fisco aplica a tributação do Imposto de Renda 2024 ao contribuinte. Quem somou rendimento mensal de no máximo dois salário mínimos no ano passado está isento da cobrança. Os demais vão pagar com desconto em sua folha se for empregado registrado, ou devem emitir a guia para quitação.

Prazos importantes do Imposto de Renda 2024

Existem alguns prazos que foram criados em torno do Imposto de Renda 2024 e que ajudam o contribuinte a entender o atual cenário dessa cobrança. É muito importante estar atento a essa informação para não perder nenhum vencimento e acabar se prejudicando:

Descubra quem tem direito a restituição e quando vão receber, lendo esta matéria que foi escrita por mim. 

O que acontece se a declaração do Imposto de Renda 2024 for entregue fora do prazo?

Quem deixar o prazo passar e não enviar a declaração do Imposto de Renda 2024 até 31 de maio, vai ser penalizado. Neste caso o contribuinte terá que lidar com algumas consequências que envolvem seu bolso, e a sua responsabilidade civil, como:

A recomendação de especialistas é de que mesmo o documento incompleto seja enviado ao Fisco. Pois, vale mais a pena acessar a declaração depois do prazo para corrigir e incluir o que for necessário, do que deixar de envia-la. 

Quem precisa entregar a declaração do IRPF 2024?

Devem estar atentos a todos esses pontos, porque são obrigados a declarar o Imposto de Renda 2024 os seguintes grupos:

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile