Aguardado por milhões de trabalhadores em todo o país, o pagamento de um importante benefício liberado anualmente pela Caixa está sendo disponibilizado nesta semana. Por meio dele, os brasileiros nascidos entre os meses de março e abril poderão garantir até R$ 1.412 nas suas contas.
O pagamento será realizado por meio do PIS para os trabalhadores que cumprirem os requisitos determinados pelo Governo Federal. Neste ano, o PIS está sendo pago com base no ano de 2022. Dessa forma, os recursos serão disponibilizados para quem exerceu alguma atividade formal naquele ano.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, é necessário que o trabalhador tenha realizado a atividade por, no mínimo, 30 dias. Esse período poderá ou não ter sido consecutivo. Além disso, para ter direito é preciso que o trabalhador esteja inscrito no programa há, pelo menos, cinco anos.
Outra exigência é de que a renda mensal dele seja de no máximo dois salários mínimos. No caso do PIS, o pagamento é feito para quem trabalha na iniciativa privada. Já o Pasep, que está sendo liberado em conjunto, atende os servidores públicos.
Atualmente o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal. Para realizar a distribuição dos recursos o banco utiliza a conta da poupança social do Caixa Tem. Dessa forma, caso o trabalhador deseje movimentar o benefício ele deverá realizar o download do app que está disponível neste link.
Veja o calendário completo de saques do PIS/Pasep:
- Nascidos em janeiro: recebem a partir de 15 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro: recebem a partir de 15 de março;
- Nascidos em março e abril: recebem a partir de 15 de abril;
- Nascidos em maio e junho: recebem a partir de 15 de maio;
- Nascidos em julho e agosto: recebem a partir de 17 de junho;
- Nascidos em setembro e outubro: recebem a partir de 15 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro: recebem a partir de 15 de agosto.
Confira outros detalhes sobre a liberação do benefício neste link.