Mudanças na CNH para idosos com 50, 60 e 70 anos têm novas regras em vigor; veja as principais

As mudanças na CNH de pessoas com idade entre 50 e 70 anos anunciadas no final do ano passado já estão sendo aplicadas em todo o país. Condutores devem ficar atentos às mudanças e não deixar para fazer a renovação na última hora. Entenda o que mudou.

Mudanças na CNH para idosos com 50, 60 e 70 anos têm novas regras em vigor; veja as principais (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Condutores de todo o país devem ficar atentos às mudanças na CNH para idosos com 50, 60 e 70 anos. A chamada nova Lei da CNH introduz mudanças significativas que afetam as pessoas nessa faixa etária. Para alguns a lei traz vantagens maiores.

É importante lembrar que alguns pontos variam entre a localidade de residência do condutor.

Novo prazo de renovação da CNH

A primeira grande mudança é o novo prazo para a renovação da CNH, que agora considera a idade conforme abaixo:

Idade do motorista  Prazo para renovação
Até 49 anos  10 anos
Entre 50 e 60 anos  5 anos
Mais de 70 anos  3 anos

Lembrando que esses prazos poderão ser alterados por determinação médica. A mudança é significativa para os condutores de 65 a 70 anos, pois, antes a renovação acontecia a cada três anos. 

Antes da renovação o condutor pode dirigir por até 30 dias com a CNH vencida. Mas, é importante lembrar que o ideal é fazer a renovação antes do prazo.

Confira o nosso Guia de Renovação da CNH, clicando aqui.

Gratuidade na CNH

  • A nova lei também trouxe outra mudança, a gratuidade na CNH para condutores com 65 anos de idade ou mais.
  • Nesse caso a medida é válida apenas para quem mora em cidades com até 50 mil habitantes e tem renda mensal por pessoa de até um salário mínimo.

De acordo com a nossa especialista Lila Cunha é possível ter a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente, saiba como.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.