Banco Central realiza mutirão de renegociação de dívidas até o dia 15 de abril; Veja como participar

O Banco Central está realizando um mutirão de renegociação de dívidas e orientações aos brasileiros. Ação que tem o objetivo de reduzir a inadimplência acontece em parceria com alguns órgãos. Veja como participar.

Banco Central realiza mutirão de renegociação de dívidas até o dia 15 de abril; Veja como participa (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Banco Central (BC), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor e Procons realizam mutirão de renegociação de dívidas. A iniciativa permite que os brasileiros quitem débitos com bancos e instituições financeiras em qualquer lugar do país.

Essa é mais uma ação voltada a redução da inadimplência, mas corra, pois, as renegociações só poderão ser feitas até o próximo dia 15 de abril.

Renegociação de dívidas

  • Apenas as dívidas que não tiveram bens dados como garantia podem ser renegociadas nesse mutirão; além disso, dívidas que estejam em dia ou prescritas não podem ser renegociadas.
  • Os consumidores poderão renegociar débitos com cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e outras modalidades relacionadas ao crédito com bancos e financeiras.
  • Pessoas que fazem parte da Faixa 1 do Desenrola Brasil não são atendidas pelas renegociações.

De acordo com a nossa especialista Lila Cunha é possível as dívidas com o Fies podem ser renegociadas pelo Desenrola Brasil, saiba mais.

O que fazer para quitar dívidas?

  • O primeiro passo para a renegociação é acessar o Registrato e conferir quais são os débitos em seu nome, para isso clique aqui.
  • Após isso o consumidor poderá fazer a renegociação diretamente com o banco responsável pelo débito, para saber quais os canais de comunicação, clique aqui. 
  • Caso prefira fazer a renegociação presencialmente, procure um dos Procons que aderiram ao mutirão.

A Febraban também criou um site com dicas para você se livrar do endividamento e voltar a ter o nome limpo, confira no site oficial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.