Quais documentos levar no CRAS para atualizar cadastro do bolsa família? Confira LISTA completa e regras

Lista de documentos necessários para atualizar cadastro do Bolsa Família foi atualizada recentemente. Beneficiários devem manter os dados atualizados para garantir os depósitos mensais. Veja o que você precisa levar ao CRAS.

ATUALIZAR BOLSA FAMÍLIA: DOCUMENTOS E DADOS DO CADASTRO ÚNICO PARA CONTINUAR RECEBENDO OS PAGAMENTOS

A atualização do cadastro do Bolsa Família é um dos requisitos básicos para continuar recebendo o benefício. Inclusive, no último mês de fevereiro 7 milhões de famílias foram notificadas sobre a necessidade de atualizarem seus dados. Em geral essa atualização é feita presencialmente nas unidades do CRAS.

Atualização do Cadastro Único pela internet

Como todos já sabem o Bolsa Família é concedido a partir dos dados do Cadastro Único. Pela internet só é possível fazer a atualização por confirmação, nela nenhum dado é alterado, o beneficiário apenas confirma que os dados permanecem iguais.

Para fazer o procedimento é necessário baixar o aplicativo do Cadastro Único disponível para Android e iOS.

O acesso é feito através da conta Gov.br, ao acessar é possível ver banners que indicam a necessidade ou não de atualização:

Atualização do Bolsa Família

Se o banner vermelho aparecer é sinal de que você vai precisar procurar o CRAS que atende a sua localidade para fazer a atualização. Nesse caso o tipo de documento depende da composição familiar, confira abaixo:

Famílias com responsável familiar

Dos demais componentes da família, um dos seguintes documentos:

Famílias com responsável legal

Do Responsável Legal (pessoa que possui a guarda, a tutela, a curatela ou a procuração do beneficiário)

Da pessoa representada:

Dos demais componentes da família, um dos seguintes documentos:

Quais documentos levar no CRAS para atualizar cadastro do Bolsa Família? Confira LISTA completa e regras (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Quais benefícios posso pedir no CRAS?

A partir do CRAS o Cadastro Único é gerado e o cidadão pode receber os seguintes benefícios:

O Ministério do Desenvolvimento disponibiliza o número 0800 707 2003 para consultas sobre o Cadastro Único. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Nossa especialista Lila Cunha te explica como sair da fila de espera pelo Bolsa Família, confira.

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile