Após denúncias de descontos não autorizados, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) bloqueará novas deduções nas aposentadorias por 180 dias. Os abatimentos suspeitos foram encaminhados à Polícia Federal para investigação.
Essa medida visa proteger aposentados e pensionistas de cobranças indevidas em seus salários do INSS. William Machado, gerente executivo do instituto no Piauí, esclarece que o segurado pode cancelar descontos não autorizados.
Os pedidos de exclusão podem ser feitos via Meu INSS ou pela Central 135. Embora haja 700 mil benefícios no Piauí, totalizando R$ 1 bilhão em gastos na folha de pagamento, o número de descontos não autorizados não foi divulgado pelo INSS.
Em nota, o INSS revelou que o bloqueio se estenderá aos descontos anteriores a setembro de 2021, quando as aposentadorias e pensões passaram a ser concedidas com restrição para adesão.
Esse bloqueio será mantido até a implementação da biometria facial e da assinatura eletrônica avançada pela Dataprev. Além disso, o INSS declarou que todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com associações e entidades serão revisados a partir de janeiro de 2023.
Abaixo você aprende a evitar surpresas relacionadas a possíveis bloqueios do de salários previdenciários. Neste link, eu te apresento o calendário completo de pagamentos agendados para os segurados do INSS em abril. Confira!
Exclusão de desconto não autorizado do INSS
Para quem identificar descontos não autorizados, é possível solicitar a exclusão da mensalidade associativa pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ligando para a Central 135. Outra alternativa é registrar reclamação na Ouvidoria do INSS através do Fala.br ou pelo Portal do Consumidor.
Essas opções garantem aos beneficiários meios eficazes de contestar e resolver questões relacionadas a descontos não reconhecidos. Veja alguns exemplos:
Solicitação de bloqueio do benefício
É possível ainda bloquear o benefício para desconto de mensalidade associativa. Esse serviço também está disponível no Meu INSS. Basta seguir os passos abaixo:
-
Acesse o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular);
-
Faça o login pelo CPF e a senha da sua conta Gov.br;
-
No campo de pesquisa da página inicial , digite “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”;
-
Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
-
Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Segundo o INSS, outra alternativa é entrar em contato com a entidade para registro de reclamação e solicitação de estorno das contribuições realizadas de forma indevida.
Exclusão de mensalidade
-
Entre no Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular);
-
Faça login com CPF e senha do Gov.br;
-
Clique no botão “novo pedido”;
-
Digite “excluir mensalidade”;
-
Clique no nome do serviço/benefício;
-
Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.