Ministra confirmou a doação de imóveis para a habitação popular em todo o país. Iniciativa deve reduzir o número de pessoas sem moradia. Para isso reformas serão feitas nos imóveis. Entenda melhor essa iniciativa.
Na última terça-feira, 09, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou a doação de imóveis. A ideia é disponibilizar construções bem localizadas que serão destinadas à moradia.
Doação de imóveis para moradia
- Segundo a ministra, a doação de imóveis já prontos, que necessitam apenas de reforma, ajuda na redução dos gastos com a construção de moradias.
- No entanto, antes de serem doados é necessário que os imóveis sejam incorporados ao patrimônio da União.
- Como o procedimento pode envolver regularização é possível que ele seja um pouco demorado.
- O edifício Dandara é um exemplo que deu certo. O prédio é usado desde 2018 como habitação com 120 unidades. Em 2023 as famílias receberam as matrículas individualizadas dos apartamentos.
De acordo com a nossa especialista Laura Alvarenga, é possível conseguir moradia gratuita no Minha Casa Minha Vida, saiba como.
Programa Imóvel da Gente
- No final do mês de fevereiro desse ano o presidente Lula lançou o programa Imóvel da Gente.
- A intenção é exatamente fazer a destinação de imóveis federais que não estão sendo utilizados e poderão ser ocupados como unidades habitacionais.
- O programa também deve beneficiar áreas como educação, saúde, assistência social, segurança alimentar, cultura e o esporte.
- A intenção principal é firmar parcerias para a reforma dos imóveis e depois fazer a destinação, com prioridade para as famílias em vulnerabilidade social.
- Acordos relacionados ao programa foram firmados na Bahia e no Rio de Janeiro, saiba mais.
Nesse Guia do Minha Casa Minha Vida eu te explico diversos pontos sobre o programa habitacional.