Idosos vinculados ao INSS ficam em ALERTA após informe de redução salarial

Foi trazido pela imprensa, e pouco depois confirmado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que alguns aposentados e pensionistas estão com redução salarial. A diminuição no valor do benefício tem haver com descontos relativos a serviços que estão sendo aplicados, mas sem a autorização dos segurados. 

inss
Idosos vinculados ao INSS ficam em ALERTA após informe de redução salarial (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

É comum que alguns serviços contratados por aposentados e pensionistas do INSS tenham desconto em sua folha salarial. Quer dizer, eles pedem por um empréstimo, assinam um plano de saúde ou seguro, ou ainda, entram em sindicatos e associações, e indicam que o pagamento desta contratação deve ser feito com desconto direto no seu benefício. 

Descontos fraudulentos no salário do INSS

Embora o sistema de consignado seja muito comum, alguns segurados do INSS perceberam que estava acontecendo redução do seu benefício, sem que tenham concordado com isso. O caso agora está em investigação, e a Polícia Federal já foi avisada. 

O que tem ocorrido, segundo o próprio INSS é que:

  • Associações ligadas a planos de saúde e seguros estão descontando valores do salário do cidadão sem sua autorização;
  • Ao obterem dados pessoais e bancários destes aposentados, as associações burlam a contratação de seus serviços e passam a descontar do benefício do aposentado o valor de contribuição. 

De acordo com a apuração da CGU (Controladoria Geral da União), o faturamento mensal dessas empresas acusadas de fraude, saltou de R$ 85 milhões para R$ 250 milhões mensais de 2023 para 2024. 

Como impedir que o salário do INSS diminua?

Para impedir que os descontos no seu salário do INSS continuem, o aposentado ou pensionista pode solicitar o fim do desconto de forma online. Mas também é importante que registre uma denúncia contra os autores dessa fraude. 

  • No Meu INSS procure por “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”, e selecione o desconto indevido;
  • Registre uma denúncia na Central de Atendimento número 135;
  • Faça um Boletim de Ocorrência contra a empresa, caso julgue necessário. 

O tutorial completo para bloquear o desconto do seu salário está explicado nesta matéria escrita por mim. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]