Mais de 200 mil idosos são aprovados para receber a restituição do Imposto de Renda

No mínimo 200 mil idosos, com mais de 60 anos, serão beneficiados com a restituição do Imposto de Renda. Eles poderão receber logo nos primeiros lotes de pagamento, desde que tenham enviado a sua declaração no início do prazo que começou em 15 de março. 

imposto de renda
Mais de 200 mil idosos são aprovados para receber a restituição do Imposto de Renda (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Ao todo, a Receita Federal libera cinco lotes de restituição do Imposto de Renda todos os anos. A regra é muito simples, recebem nos primeiros lotes aqueles que enviaram a declaração no início do prazo, porque assim o Fisco já vai ter conseguido analisar as informações e liberar o pagamento. 

A Receita espera que 41 milhões de declarações sejam entregues neste ano, mas o número pode oscilar. No primeiro dia de entrega, em 15 de março, 1,1 milhão de documentos haviam sido enviados, segundo o governo federal. Logo, as expectativas são grandes. 

Quem informar dentro das fichas de deduções quais foram os seus gastos no ano passado, e conseguir comprova-los, passa a somar valor para restituição. O Leão calcula a quantia comparando o quanto o cidadão paga pelo imposto e os descontos que foram aplicados com base nestas deduções.

Os descontos são concedidos pela restituição do Imposto de Renda. Ou seja, o cidadão recebe de volta uma parte do que ele pagou de tributação. Quanto mais deduções apresentadas, maior será o valor a ser recebido. 

Prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda

Os idosos têm prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. Em todos os lotes a Receita Federal incluí preferencialmente os contribuintes que atenderem a critérios nessa ordem:

A cada novo lote de restituição a própria Receita Federal divulga a data limite de envio da declaração que foi considerada para a seleção naquele lote de pagamentos.

Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda

O calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda começa em maio, no último dia de entrega da declaração. Este é o cronograma regular em que são inclusos os contribuintes que enviaram o documento dentro do prazo e sem nenhum erro que possa atrasar a restituição. 

Caso tenha entregado a declaração com erro, mas fez a retificação até 31 de maio, será possível ser incluso dentro do calendário regular. Nas demais situações será preciso esperar pelo calendário dos lotes residuais ainda sem data. 

É possível antecipar o pagamento da restituição do Imposto de Renda, mesmo sem ter prioridade. Eu explico como fazer isso de forma legal nesta matéria.

Como consultar o pagamento da restituição do Imposto de Renda

Para consultar se está no lote da restituição do Imposto de Renda, o contribuinte precisa acessar os canais da Receita Federal. A consulta é liberada uma semana antes do pagamento ser feito. 

O valor é depositado na conta corrente que foi cadastrada, ou na chave PIX de número de CPF caso tenha feito essa escolha. É possível alterar os seus dados bancários no programa do Imposto de Renda, ou no canal que usou para enviar o documento. 

Calendário da consulta da restituição

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile