IR 2023: Caixa permite que clientes ANTECIPEM restituição; confira como fazer

As pessoas que ainda não foram inclusas em nenhum dos três lotes já pagos da restituição do Imposto de Renda (IR 2023), agora ganham uma nova possibilidade. Isso porque, a Caixa Econômica divulgou que há como adiantar a liberação dos valores. E quem quiser já pode fazer o pedido para receber o benefício.

IR 2023: Caixa permite que clientes ANTECIPEM restituição; confira como fazer
IR 2023: Caixa permite que clientes ANTECIPEM restituição; confira como fazer (Imagem: FDR)

A antecipação da restituição do IR 2023, na verdade é uma linha de crédito oferecida pelos bancos. A ideia é que os contribuintes consigam receber antes da data o valor que têm direito, mas com desconto dos juros. Funciona como um empréstimo, em que a instituição antecipa o pagamento, mas recebe o valor original no lugar do cidadão quando a Receita Federal pagar.

A restituição é paga para quem informou e comprovou de forma documentada que obteve gastos dedutíveis no ano anterior. A Receita faz uma análise do que o cidadão vai pagar de imposto com base no seu patrimônio, e o quanto ele tem direito de receber de desconto devido as suas deduções. É exatamente esse desconto que é pago em forma de restituição.

Já foram três lotes pagos, contemplando 4,1 milhões em maio, 5,1 milhões em junho e 5,6 milhões em julho. Os próximos pagamentos da restituição do IR 2023 está marcado para acontecer em agosto e depois setembro, sempre no último dia útil de cada mês. A consulta fica liberada uma semana antes do pagamento.

Antecipação da restituição do IR 2023 na Caixa Econômica

A antecipação da restituição do IR 2023 fica permitida para quem escolheu receber o valor na sua conta da Caixa. É possível antecipar até 75% do que foi informado pela Receita Federal como valor a ser restituído ao cidadão. Primeiro é necessário que haja uma análise feita pelo banco autorizando o crédito.

A documentação exigida incluí:

  • Documentos pessoais;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Declaração de Imposto de Renda com Recibo de Entrega e indicação da CAIXA como instituição financeira recebedora.

Para pedir o adiantamento da restituição do IR 2023 na sua conta, o trabalhador pode procurar a agência do banco mais próxima ou fazer o pedido de maneira online.

  • Acesse o App do banco e faça login;
  • No menu escolha “Empréstimo” e em seguida “Antecipar restituição”;
  • Anexe os documentos necessários;
  • Confirme.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com