Fila do Bolsa Família: veja como acelerar entrada no programa este mês

Fazer a inscrição no Cadastro Único é o primeiro passo para conseguir sua vaga no Bolsa Família, mas não é garantia de entrada no programa. Logo, quem precisa da ajuda do governo federal e gostaria de contar com o Bolsa para isso, deve estar atento as formas de sair da fila de espera. 

bolsa família
Fila do Bolsa Família: veja como acelerar entrada no programa este mês (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

A fila do Bolsa Família é formada por pessoas que cumprem com os critérios que dão acesso ao programa, mas que devido ao orçamento baixo do governo não conseguem se beneficar. Neste caso elas precisam aguardar a disponibilidade para que sejam contempladas. 

Quem pode receber o Bolsa Família?

O primeiro ponto é entender se atende aos critérios que dão direito ao Bolsa Família. Caso contrário, o representante a sua família apenas estarão no Cadastro Único, mas não conseguirão acesso a nenhum programa. 

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) seleciona para entrada no auxílio financeiro aqueles que:

  • Estão inscritos no Cadastro Único com dados atualizados;
  • Possuem renda familiar de no máximo R$ 218 por pessoa. 

A seleção de novas famílias é feita todo mês, e havendo disponibilidade de orçamento mais grupos são aceitos. Hoje são 20,89 milhões de famílias brasileiras recebendo o benefício. 

Como conseguir aprovação rápido no Bolsa Família?

A forma mais simples de conseguir sair da fila do Bolsa Família e ser aprovado mais rápido é atendendo a um dos critérios de prioridade. Isso é, se encaixando em um tipo de família que consegue se sobresair na disputa com outros. 

Valem requisitos como:

  • Família que é chefiada por uma mulher;
  • Família que possuí crianças, jovens e gestantes em sua composição;
  • Quem tem menor renda per capita e vive em situação de extrema pobreza;
  • Quem está com os dados atualizados há pelo menos dois anos. 

Famílias unipessoais, isso é, que possum um único membro, podem ser beneficiadas. Mas cada cidade pode atingir o máximo de 16% do total de beneficiados pelo Bolsa Família com grupos unipessoais. Ou seja, a entrada neste caso é mais difícil. 

Para saber se conseguiu a sua aprovação, faça a consulta pelos canais remotos. Eu listo quais são esses canais nesta matéria

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com