Nova identidade: descubra como emitir o documento LIBERADO para pessoas entre 0 e 59 anos

Com objetivo de melhorar a segurança dos dados dos brasileiros, o Governo criou uma nova identidade. O novo RG vai reduzir as fraudes e aumentar a segurança de identificação dos cidadãos. Assim, a atualização do documento deverá ser feita por todos os brasileiros em breve.

Nova identidade: descubra como emitir o documento LIBERADO para
pessoas entre 0 e 59 anos. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O novo documento contará com um único número de identificação, que agora passará a ser o do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e entre os itens de segurança estão o QR Code, a tecnologia blockchain e os elementos gráficos.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a nova identidade, confira.

Até quando posso usar a carteira de identidade antiga?

O prazo para realizar a troca da carteira de identidade acaba em 2032. Além disso, a primeira via do novo documento poderá ser emitida de forma gratuita, já que o documento tem prazo de validade.

Como emitir a nova carteira de identidade?

O novo documento já pode ser emitido em 23 estados e no Distrito Federal, são eles:

Para obter a nova identidade, é necessário realizar o pré-agendamento de dia e horário no órgão responsável pela emissão de documentos de cada estado e, assim, se dirigir até o local com a sua documentação.

Informações presentes na nova identidade

 

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile