Os brasileiros que sonham em ter a casa própria podem estar cada vez mais perto dessa realidade, pois o presidente Lula vai anunciar um novo benefício para conquistar a casa própria. A novidade deve ser revelada nos próximos dias e fará parte do programa Minha Casa Minha Vida.
Lançado em 2009, o programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do Governo Federal para promover o acesso à moradia para famílias de baixa renda, além de reduzir a deficiência habitacional do Brasil e estimular o desenvolvimento urbano e social.
O programa atende diferentes faixas de renda, indo desde aqueles com renda mensal de até R$ 1.800 até aqueles que possuem renda de até R$ 7.000.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o programa Minha Casa Minha Vida, confira.
Como vai funcionar o novo benefício?
- Irá atender uma parcela da população com dificuldades para obter financiamento imobiliário;
- Especialmente em regiões com alta demanda;
- Terá foco na região Norte do país, ampliando o financiamento do programa;
- As famílias da região poderão arcar com entradas menores;
- Acesso facilitado ao financiamento das moradias.
FGTS Futuro para financiamento
Recentemente, o Governo aprovou o FGTS Futuro para reduzir o número de parcelas do imóvel já adquirido ou quitar o contrato.
Todos os meses as empresas depositam o valor do FGTS para trabalhadores que possuem a carteira assinada, o valor é de aproximadamente 8% do salário. E através do FGTS Futuro esse trabalhador poderá utilizar esses 8% para comprovar a renda e, assim, financiar um imóvel ou utilizar o valor para reduzir o que será pago nas prestações.
Com isso, a Caixa repassará o valor do FGTS que será depositado na conta automaticamente para o banco que realizou o financiamento do imóvel.