Demissão após aderir ao saque-aniversário: entenda as consequências

O saque aniversário do FGTS está em alta entre os trabalhadores do país. Isto porque a modalidade de saque está próxima de passar por algumas mudanças. Principalmente para as pessoas que aderiram a modalidade, mas foram demitidas. Então, veja abaixo quais são as consequências disto.

Demissão após aderir ao saque-aniversário: entenda as consequências (Imagem: FDR)

Caso o cidadão esteja vinculado ao saque aniversário e for demitido sem justa causa do seu emprego, o FGTS não poderá ajudar o trabalhador com o Fundo de Garantia que está em conta. 

Isto porque uma das características do saque aniversário é que o beneficiário abre mão do Fundo de Garantia no momento de uma demissão para ter, anualmente, acesso ao saque parcial. 

Desta forma, uma das consequências do saque aniversário após a demissão é que o trabalhador não terá este amparo financeiro disponível para ajudar nas contas da sua casa e também da sua família. 

Sobre o assunto, a especialista Laura Alvarenga escreveu sobre as principais informações envolvendo o programa federal e como ele vem sido alvo de mudanças por parte do governo. Clique aqui e veja os detalhes. 

FGTS: saque aniversário deve passar por mudanças em 2024

Ainda este ano, é possível que o FGTS sofra alterações drásticas envolvendo o saque aniversário. Isto porque milhões de brasileiros foram pegos de surpresa ao não conseguir sacar o valor em conta no momento de uma demissão. 

No saque aniversário, o cidadão tem acesso ao valor no mês do seu nascimento, independente da sua situação trabalhista. Basta ter saldo em conta para conseguir realizar a retirada do valor para uma conta bancária de preferência. 

Para que o brasileiro consiga retornar à modalidade antiga, que é o saque rescisão, é preciso aguardar um período de pelo menos 25 meses para conseguir a liberação de volta à modalidade prévia.

Caso queira novas informações e detalhes sobre o FGTS e como ele deve influenciar diretamente na sua renda mensal, clique aqui e confira as principais informações. 

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile