Vale-Gas: consulta dos valores disponíveis para saque foi autorizada

Neste mês de abril volta a ser pago o vale-gás em nível nacional. Recebem as famílias inscritas no Cadastro Único cuja renda familiar não ultrapassa meio salário mínimo por pessoa. A entrada no programa, porém, tem sido bem acirrada e os interessados podem verificar se finalmente foram aceitos. 

vale-gás
Vale-Gas: consulta dos valores disponíveis para saque foi autorizada (Imagem: FDR)

O número de beneficiados pelo vale-gás chega a 5 milhões de famílias brasileiras. O que mostra que atender aos critérios não é a única condição para receber. Além de estar dentro do limite de renda é preciso aguardar liberação de orçamento do poder público aceitando a entrada de novos beneficiários. 

Consultar aprovação no programa vale-gás

Os interessados têm alguns canais disponíveis que servem para consultar se foram aprovados no programa vale-gás. Basta informar o número do seu CPF, ou fazer login usando essa informação para que a resposta seja disponibilizada.

  • Ligue para a Caixa – telefone 111;
  • Ligue para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121;
  • App Caixa Tem – procure por “Extratos” e depois “Futuro”;
  • App Bolsa Família – basta fazer login com número do CPF.

Nos aplicativos é interessante aguardar cerca de três a cinco dias antes do início do calendário de pagamentos. Isso porque, esse é o período em que normalmente as informações são atualizadas pelo sistema da Caixa Econômica. 

Calendário de pagamentos do vale-gás para abril 

O calendário de pagamentos do vale-gás é o mesmo do Bolsa Família, mas estes são programas separados. Isso significa que receber um benefício não dá acesso direto ao outro. O valor equivale a 100% da média nacional de preço para o botijão de 13 kg medida pela pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Além do auxílio gás em nível nacional, alguns estados também oferecem este mesmo benefício. Quem recebe o valor estadual não pode ser contemplado pelo federal, e vice versa. Eu explico mais sobre o pagamento em São Paulo neste link. 

Número final do NIS Data de pagamento
1 17 de abril
2 18 de abril
3 19 de abril
4 22 de abril
5 23 de abril
6 24 de abril
7 25 de abril
8 26 de abril
9 29 de abril
0 30 de abril

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com