Beneficiários do Bolsa Família terão valor reduzido em abril? Descubra os detalhes

Alguns beneficiados do Bolsa Família correm o risco de ter o seu pagamento cortado neste mês. Isso porque, as regras que dão direito ao programa indicam situações em que o auxílio é mantido, mas a família tem diminuição no valor a ser recebido. É possível consultar o quanto vai cair na conta. 

bolsa família
Beneficiários do Bolsa Família terão valor reduzido em abril? Descubra os detalhes (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou que vai manter o pente-fino do Bolsa Família. Com isso, os grupos beneficiados correm o risco de ter tanto o seu auxílio cortado pela metade, como perder totalmente o seu acesso ao programa. Veja quando o benefício pode ser totalmente cancelado, nesta matéria escrita por mim. 

O que pode reduzir o valor do Bolsa Família em abril?

Duas situações podem reduzir o valor do Bolsa Família neste mês de abril. As medidas estão dentro das regras e atingem aqueles que:

  • Contrataram empréstimo consignado: quem pegou o consignado do Auxílio Brasil tem desconto de R$ 160 no valor do seu benefício até completar 24 meses de contratação;
  • Entraram na Regra de Proteção: as famílias que aumentaram a renda para até meio salário mínimo por pessoa não são excluídas do programa, mas têm diminuição de 50% no valor do seu pagamento. 

Dentro da Regra de Proteção as famílias podem continuar no programa, mas recebendo metade do valor que têm direito, pelo período máximo de dois anos. Passado esse prazo elas são retiradas do Bolsa Família dando lugar a novos grupos. 

Como consultar o valor do Bolsa Família em abril?

Pelo menos cinco dias antes do início do calendário do Bolsa Família para abril é possível consultar quanto vai cair na sua conta do Caixa Tem. Neste procedimento é possível descobrir se houve alguma diminuição no valor repassado. 

  • Acesse o Caixa Tem e faça login;
  • Procure pela opção “Extrato”;
  • Agora, escolha “Futuro”;
  • Tudo o que está programado para ser depositado na sua conta vai aparecer.

 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com