Quando caí o 13º salário dos idosos que recebem o BPC? Descubra o calendário

Aposentados e pensionistas estão ansiosos para a liberação do 13º salário. Segundo a expectativa do governo federal, com a antecipação das duas parcelas do abono haverá a injeção de R$ 66 bilhões na economia do país. São 33 milhões de pessoas recebendo, e surge a dúvida se inscritos no BPC (Benefício de Prestação Continuada) estão nesta lista. 

idoso
Quando caí o 13º salário dos idosos que recebem o BPC? Descubra o calendário (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Por lei, o pagamento do 13º salário dos idosos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve cair no mês de agosto para primeira parcela, e em novembro para o segundo abono. No entanto, desde a pandemia de Covid-19 o governo federal tem antecipado o valor para os segurados, com exceção dos inscritos no BPC.

Quando será pago o 13º salário do BPC?

Na verdade, o BPC não dá direito ao pagamento do 13º salário. Isso significa que os idosos com mais de 65 anos, ou as pessoas com deficiência que recebem o auxílio financeiro todo mês, não terão acesso a sua décima terceira parcela. 

O motivo é que embora seja pago pelo INSS, o BPC não exige contribuição previdenciária, ou seja, o titular não contribuiu para conseguir resgatar o salário mais tarde. O pagamento é puramente assistencial, dedicado a quem vive em condição de pobreza e baixa renda. 

As duas parcelas do 13º salário, com calendário disponível nesta matéria escrita por mim, serão liberadas a 33 milhões de pessoas. São aposentados, pensionistas e quem recebeu benefício previdenciário no último ano. 

Benefícios dos idosos que recebem o BPC

Apesar de não pagar o 13º salário, o BPC garante outros benefícios aos idosos ou pessoas com deficiência que o recebem. O auxílio é garantido pelo LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), e deve servir para garantir qualidade de vida para as pessoas que já não podem trabalhar. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile