Governo libera financiamento exclusivo HOJE (04/04); saiba como aderir

O Governo Federal anunciou hoje (04/04) a liberação de novos financiamentos exclusivos pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Essa iniciativa tem como objetivo oferecer oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes de todo o país. 

Governo libera financiamento exclusivo HOJE (04/04); saiba
como aderir. (Imagem: FDR)

Criado pelo MEC (Ministério da Educação), o FIES oferece financiamento com juros baixos para estudantes pagarem as mensalidades em instituições de ensino superior privadas. Além disso, o programa também conta com o FIES Social, que deve reservar 50% das vagas e conceder até 100% de financiamento para estudantes inscritos no CadÚnico que tenham renda familiar de até meio salário-mínimo.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre os programas estudantis, confira.

Quem pode participar?

Para concorrer às vagas do FIES, os estudantes precisam ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas objetivas, além de nota superior a zero na redação, assim como não ter participado no exame como treineiro, ou seja, tenha feito a prova apenas para testar o conhecimento. Os interessados também devem comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Como aderir ao FIES?

Para aqueles que desejam aderir ao FIES, é necessário seguir alguns passos. Confira:

  • Inscrição no SisFIES;
  • Cadastro no FIES Seleção;
  • Escolha da instituição e curso;
  • Acompanhamento da seleção, já que os resultados serão divulgados de acordo com o cronograma estabelecido pelo programa;
  • Contratação do financiamento.

Vale lembrar que se o candidato já tiver sido beneficiário de financiamento estudantil poderá sim realizar a inscrição no processo seletivo do FIES, desde que atenda às condições impostas no edital. Além disso, aqueles que forem bolsistas parciais do Prouni também podem realizar a inscrição no FIES para financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.