O Desenrola Brasil, programa criado pelo Ministério da Fazenda, tinha como previsão o término em março deste ano. No entanto, uma Medida Provisória (MP) que solicitou a prorrogação do programa foi aprovada, e agora um grupo específico pode ir em busca do acordo da sua dívida com condições especiais.
Com a prorrogação que agora vai até maio, todos os brasileiros independente do final do seu CPF, do 0 ao 9, poderão negociar pelo Desenrola Brasil. As condições para usufruir dos benefícios que garantem descontos de até 96%, por exemplo, serão dedicadas a um grupo excluivo.
Quem pode negociar a dívida pelo Desenrola Brasil?
Agora o governo limitou quem pode negociar a dívida pelo Desenrola Brasil. Isso significa que não são todas as pessoas que têm direito de conseguir as condições estabelecidas pelo programa.
O acordo continua válido para quem se enquadra na faixa I que preenchem aos seguintes requisitos:
- Tem renda familiar de no máximo dois salários mínimos; ou
- Está inscrito no Cadastro Único;
- Podem ser negociadas as dívidas de até R$ 20 mil;
- A negativação deve ter sido gerada entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.
Como fazer o acordo pelo Desenrola Brasil?
As negociações pelo Desenrola Brasil vão até 20 de maio de 2024. Esta é a segunda vez que o programa é estendido, sendo que a primeira previsão era de término em dezembro do último ano, e depois em março.
São mais de 600 empresas participando, oferecendo desconto de até 96% de desconto no valor original para pagamento à vista, ou parcelamento em até 60 meses com taxa de juros de até 1,99% ao mês.
Até mesmo conta de energia elétrica pode ser negociada, e eu explico como aqui nesta matéria. Os interessados no acordo devem:
- Acessar o site do Desenrola Brasil e clicar em “Entrar”;
- Faça o login com CPF e senha do GOV.BR;
- O sistema vai listar as dívidas disponíveis para acordo em seu nome. Clique na desejada;
- Escolha a forma de pagamento;
- Emita o boleto ou faça o PIX.