A Caixa Econômica, que é o banco responsável por administrar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), está ampliando as formas de acesso ao benefício. A ideia é que as pessoas consigam mais um canal para receber de forma parcial ou integral a quantia disponível na sua conta.
A Caixa Econômica busca fortalecer a sua parceria com o Correios e assim dar aos trabalhadores um novo canal para que possam receber o FGTS. Além do Fundo de Garantia, também ficaria o disponível o saque de outros benefícios trabalhistas, todos que estão ligados a Caixa.
Saque do FGTS nas agências dos Correios
Os planos do presidente da Caixa, Carlos Vieira, é de que até o fim deste ano todas as agências dos Correios ofereçam serviços que atualmente estão disponíveis apenas na Caixa. A ideia é aumentar os canais de atendimento do banco, algo muito próximo ao que é feito em casas lotéricas.
Deste modo, quem precisa fazer o saque do FGTS poderá comparecer até o Correios e solicitar a liberação do dinheiro em mãos. Para isso, bastará:
- Solicitar no guichê de atendimento o tipo de saque do Fundo de Garantia que deseja fazer;
- Apresentar um documento com foto + carteira de trabalho;
- Receber a quantia em mãos.
Também é de interesse que o seguro-desemprego e o abono salarial possam ser recebidos neste mesmo canal.
Saque online do FGTS
Hoje, além das agências da Caixa Econômica os trabalhadores já podem fazer o saque online do FGTS usando o aplicativo. O governo tem tornado esse recebimento menos burocrático. Eu explico uma das novidades para o saque-rescisão nesta matéria.
Os interessados poderão receber da seguinte forma:
- Acesse o App do FGTS e faça login pela Caixa;
- Clique na opção “Saque digital”;
- Agora escolha a modalidade de saque desejada;
- Preencha as informações e anexe os documentos;
- Informe a conta corrente que deseja receber;
- O dinheiro será transferido em até cinco dias úteis.