Desenrola FIES pode ANULAR a dívida dos estudantes; veja como participar

Quem usou dos benefícios do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) para conseguir a sua graduação, mas acabou enrolado em dívidas, ganha do governo a chance de desfazer a “bola de neve”. É que foi lançado o programa Desenrola FIES, onde o objetivo é oferecer descontos e diminuir significativamente a dívida gerada pelo financiamento estudantil.

fies
Desenrola FIES pode ANULAR a dívida dos estudantes; veja como participar (Imagem: FDR)

O sonho do ensino superior não é uma realidade para todo mundo. Algumas pessoas precisam contar com a ajuda do governo federal para conseguir dar início ao curso que vai proporcionar uma nova profissão. Uma das opções oferecidas atualmente é o FIES, onde o valor da formação é totalmente financiado pelo poder público.

Funciona como um empréstimo, em que as parcelas somente começam a ser pagas a partir da conclusão do curso. Muitos estudantes, porém, se viram endividados quando a faculdade terminou, as parcelas do financiamento começou a ser cobrada, mas eles ainda não tinham estabilidade para pagar o que deviam.

Os motivos que levam a dívida são vários. O fato é que estar com o CPF restrito e ter uma pendência aberta em seu nome é sempre muito complicado. Pensando especificamente nesse público, o governo federal ampliou o programa Desenrola Brasil e criou o Desenrola FIES, voltado a negociação desses débitos.

Quem pode fazer a negociação pelo Desenrola FIES?

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) identificou que 1,2 milhão de estudantes se enquadram nos critérios definidos pelo Projeto de Lei nº 4172/2023, que autoriza a renegociação das dívidas pelo Desenrola FIES.

Para conseguir fazer o acordo é necessário atender aos requisitos de:

Não há critérios relacionados a renda do cidadão, todos podem negociar. O que muda é que as pessoas com maior índice de pobreza serão beneficiadas com descontos maiores. 

Condições de pagamento do Desenrola FIES

Um dos pontos atrativos do Desenrola FIES é que há liberação de desconto de até 100% sobre as multas e os juros. No Desenrola Brasil as condições são outras, você tem acesso as formas de pagamento clicando nesta matéria que foi escrita por mim.

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30/6/2023:

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, cujos financiados estejam inscritos no Cadastro Único ou tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:

Débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, cujos financiados estejam cadastrados no CadÚnico ou tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, com a data da última prestação prevista em contrato em atraso superior há 5 anos:

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, que não se enquadrem nas hipóteses acima:

Para contratos com o pagamento em dia (adimplentes) na data da renegociação:

Onde negociar pelo Desenrola FIES?

As negociações pelo Desenrola FIES terminam em 31 de maio deste ano. Até lá os interessados devem procurar os canais de comunicação da Caixa ou do Banco do Brasil.

Contrato feito pela Caixa

Contrato feito pelo Banco do Brasil

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile