Boletos que vencem amanhã (29/3) não precisam ser pagos; descubra regra!

Os consumidores brasileiros que têm boletos com vencimento marcado para sexta-feira, 29 de março, podem ficar despreocupados. Isso porque, os débitos que vencem nesta data não precisam ser pagos dentro da validade. Quem deixar para quitar a quantia na próxima segunda-feira, 1 de abril, não vai arcar com cobrança de multa ou juros. 

boleto
Boletos que vencem amanhã (29/3) não precisam ser pagos; descubra regra! (Foto: FDR)

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) durante os feriados nacionais não há compensação bancária, logo os boletos com vencimento para esses dias não precisam ser pagos na data. É o que vai acontecer nesta semana com o feriado da Paixão de Cristo marcado para sexta-feira (29).

Como pagar os boletos que vencem em feriado nacional?

A regra que dispensa o pagamento de boletos durante o feriado é válido apenas quando o feriado é nacional, quer dizer, quando tem cobertura para todo país. Neste caso, se a data de vencimento estiver marcada para a data em que não há expediente bancário ele pode ser pago no dia útil seguinte.

  • Pagamento no feriado: pode ser feito, mas a compensação acontece apenas no próximo dia útil;
  • Pagamento no próximo dia útil: caso tenha vencido no feriado e o consumidor não pagou, vale quitar no dia útil seguinte sem juros ou multas.

Mas atenção! O pagamento continua sendo obrigatório, o que muda é o prazo de compensação

Serviços bancários no feriado nacional

Também é necessário observar os serviços bancários que ficam disponíveis durante o feriado nacional. Para não se confundir basta pensar que esta data é um dia não útil como sábado ou domingo, e por isso há restrição no que é oferecido pelos bancos. 

  • TED – não há compensação durante o feriado, logo as transações caem no dia útil seguinte;
  • Boleto – podem ser pagos no dia útil seguinte;
  • PIX – funciona 24 horas por dia, inclusive nos feriados;
  • Agências – fecham nos feriados;
  • Caixa eletrônico – funciona até às 22h, inclusive nos feriados.

O governo estuda mudanças no trabalho realizado aos finais de semana e feriados. Entenda melhor sobre o assunto, lendo esta matéria escrita por mim. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com