MAIS benefícios dentro do Cadastro Único são APROVADOS e já podem ser solicitados

Os ministérios das Comunicações e da Educação vão usar como referência os dados disponíveis no Cadastro Único para contemplar os jovens em um novo programa. As pessoas que possuem o NIS (Número de Identificação Social) ativo, poderão se beneficiar com um sistema inédito que libera serviços gratuitos. 

cadúnico
MAIS benefícios dentro do Cadastro Único são APROVADOS e já podem ser solicitados (Imagem: FDR)

O novo benefício aprovado para quem está dentro do Cadastro Único foi chamado de Internet Brasil. Por meio dele, os jovens que vivem em regiões periféricas, com renda baixa e que muitas vezes não têm condições financeiras de pagar pela internet banda larga, terão acesso gratuito a rede. 

Quem recebe internet gratuita pelo Cadastro Único?

O programa Internet Brasil tem como objetivo liberar internet banda larga para jovens em idade escolar. Dessa forma poderão acessar conteúdos educacionais para fins de pesquisa, aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e para que possam se comunicar a distância. 

Embora haja na internet muitos portais perigosos, quando bem usada é possível que a rede seja uma fonte riquíssima de conhecimento. Partindo desse ponto, o programa busca atender pessoas que têm mais dificuldade de se manter conectadas, como:

  • Alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino;
  • Estudantes que pertençam a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.

Inscritos no CadÚnico também têm direito de receber poupança pelo período de estudo no ensino médio. Eu explico todo o funcionamento nesta matéria

Como funciona o programa Internet Brasil

Por meio do programa Internet Brasil os estudantes da rede pública recebem um chip que dá acesso gratuito a internet por banda larga. Um dos diferenciais desse chip é que ele não está ligado a nenhuma operadora, isso significa que o cidadão pode criar uma linha tefônica de qualquer empresa.

Funciona assim:

  • Os jovens que respondem aos critérios recebem um chip com até 20 GB mensais em dados móveis de internet;
  • Basta inserir esse chip no seu smartphone. 

O programa tem sido implementado aos poucos, por isso, não são todos os inscritos no CadÚnico que recebem o benefício. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]