Trabalhadores ganham NOVA forma de acesso ao FGTS facilitando suas vidas

Uma parceria entre o Correios e a Caixa Econômica Federal deve facilitar a forma como os trabalhadores recebem o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A ideia é desafogar o atendimento nas duas estatais, para isso elas passarão a oferecer serviços semelhantes, ampliando o acesso dos cidadãos. 

fgts
Trabalhadores ganham NOVA forma de acesso ao FGTS facilitando suas vidas (Imagem: FDR)

Quando são contratados por carteira assinada, os trabalhadores têm uma conta do FGTS aberta em seu nome na Caixa Econômica. Nas situações em que se dá o direito de receber o Fundo de Garantia o trabalhador vai precisar pedir que o banco libere a parcela. A ideia é que esse pedido também possa acontecer no Correios. 

Saque do FGTS nas agências dos Correios 

A integração entre a Caixa e os Correios estava implementada em fase de teste desde 12 de março numa agência postal no município de Peixe-Boi (PA). O objetivo do presidente do banco, Carlos Vieira, é de que até o fim desse ano todas as agências dos Correios ofereçam serviços vinculados a Caixa. 

Além do FGTS, também será possível sacar o seguro-desemprego e o abono salarial do PIS. Em contra partida, as casas lotéricas que são agentes autorizados da Caixa, serão ponto de coleta para envio e recebimento das correspondências via Correios. 

O saque do Fundo de Garantia acontecerá no Correios da mesma forma que no banco:

Saque do FGTS sem sair de casa

Uma outra opção dada aos trabalhadores é de fazer o saque do FGTS sem sair de casa. O Fundo de Garantia tem sido cada vez mais movimentado, hoje é possível inclusive fazer empréstimo usando esse valor como pagamento. Eu explico melhor sobre isso nesta matéria.

Para facilitar o acesso a parcela que tem direito, basta:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile