Não consegue pedir empréstimo? Veja como seu score de crédito é avaliado e saiba como melhorar a nota

Um bom escore de crédito pode ajudar o consumidor a ter acesso a serviços com menores taxas de juros. Nota mostra que o cliente é um bom pagador, mas também pode dificultar o empréstimo. Veja dicas para melhor a sua pontuação.

Não consegue pedir empréstimo? Veja como seu score de crédito é avaliado e saiba como melhorar a nota (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O score de crédito é uma pontuação calculada a partir do pagamento das contas. Se o consumidor tem o hábito de pagá-las em dia a sua pontuação será melhor. Ele é importante para quem deseja fazer um financiamento ou pedir um empréstimo.

Em geral as informações são transmitidas através do Cadastro Positivo, gerado pelas instituições que são autorizadas pelo Banco Central (BC). 

O que é cadastro positivo?

Ele é um conjunto de dados, relacionados à pessoa física ou jurídica, elaborado a partir de como ele honra com os compromissos financeiros assumidos. Esses compromissos podem ser deste o pagamento de uma fatura de cartão de crédito, até o pagamento da parcela de um financiamento.

Em funciona como uma espécie de histórico do consumidor, como um currículo de sua vida financeira. Os dados são enviados pelas empresas financeiras, telecomunicações, concessionários de energia e saneamento.

Mesmo que não saiba, toda pessoa com mais de 18 anos e que possui CPF tem um score. Inclusive, é possível pedir para retirar seu nome desse cadastro, mas isso não ajuda na hora da análise para concessão de credito, pelo contrário, pode atrapalhar.

Afinal, as empresas querem alguma garantia de que aquele consumidor é confiável, o que pode ser feito através do histórico dele.

Os dados podem ser consultados pelos bancos e financeiras, empresas de comércio, e serviços.

Como dito antes, apenas as empresas autorizadas pelo Banco Central podem calcular o score, são elas:  Serasa, SPC Brasil, Boa Vista, Quod e TransUnion Brasil.

Nossa especialista Lila Cunha te explica como usar o Serasa para se livrar das dívidas com mais de 5 anos, veja.

Como melhorar o score e ter acesso a empréstimo?

Conheça as pontuações

Serasa: 

SPC Brasil:

Boa Vista:

Não consegue pedir empréstimo? Veja como seu score de crédito é avaliado e saiba como melhorar a nota (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Contas em dia

Pensando que o score é elaborado conforme os hábitos de pagamento, manter as contas em dia vai ajudar a ter uma boa pontuação. Assim, evite as dívidas, se uma conta atrasar, procure fazer a renegociação do débito o mais rápido possível.

Renegociação

A maneira mais eficiente de melhorar a sua pontuação é melhorar a sua reputação no mercado, para isso na renegociação de dívidas é o caminho ideal. Apenas dela não aumentar a pontuação imediatamente.

O Desenrola Brasil pode ser a alternativa ideal para a renegociação, pois, oferece descontos que chegam a 99%. Veja como aproveitar o programa, clicando aqui.

De olho no Cadastro Positivo

Como disse antes, todo consumidor com mais de 18 anos tem um Cadastro Positivo, conferir os dados nas empresas citadas acima pode ajudar a entender como melhorar a pontuação e até a conferir os motivos dela ser baixa.

Melhore os hábitos de consumo

Geralmente os hábitos de consumo dos últimos 12 meses são os mais importantes para essas empresas. Então, para melhorar a sua pontuação é necessário melhorar esses hábitos.

Uso do cartão de crédito

Ao contrário do que muita gente pensa, o pagamento em dinheiro não ajuda no score. As empresas consideram muito mais as compras feitas no cartão de crédito, pois, ajudam na formação de um perfil do consumidor.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile