CPF não aparece no Pé de Meia: Como se inscrever para receber até R$ 9.200

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a consulta aos estudantes aprovados no programa Pé de Meia. Porém, alguns se deparam com a mensagem de “CPF não localizado nos registros de participação do programa Pé de Meia“. Veja abaixo o que pode estar acontecendo e o que fazer para resolver essa situação.

Essa mensagem tem preocupado diversos jovens que consultaram o aplicativo Jornada do Estudante em busca de informações. É importante ressaltar que esse é o único canal oficial para consulta, portanto, é importante evitar aplicativos e sites não oficiais.

A orientação dada pelo aplicativo é que o estudante busque mais informações junto à escola para verificar se os dados já foram enviados ao MEC. O próprio Ministério da Educação esclareceu que a lista de aprovados ainda não é definitiva e será atualizada nos próximos dias conforme as redes de ensino enviam seus dados.

Se você recebeu a mensagem de CPF não localizado, é fundamental verificar com sua escola se os dados foram repassados e acompanhar as atualizações pelo aplicativo Jornada do Estudante.

A especialista Lila Cunha mostrou como consultar a lista dos estudantes contemplados e datalhou o calendário de pagamentos. Para ter acesso, clique aqui.

Quem pode participar do programa Pé de Meia?

De modo geral, para receber os valores do programa, é preciso seguir essas regras:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
  • Estar matriculado no ensino médio em escolas públicas
  • Ter entre 14 e 24 anos
  • Possuir CPF
  • Não ter sido reprovado por duas vezes consecutivas
  • Manter uma frequência mensal de pelo menos 80% das horas letivas.

Inscrever no programa Pé-de-Meia

Não é preciso realizar inscrição, pois os dados dos estudantes são enviados automaticamente pelos sistemas de ensino estaduais, distrital e municipais. A verificação das condições e elegibilidade é feita pelo Ministério da Educação, que repassa as informações à Caixa Econômica Federal para efetuar os pagamentos.

Vale destacar que, se seu CPF não aparece nos registros do Pé de Meia, é preciso verificar com sua escola e acompanhe as atualizações no aplicativo Jornada do Estudante para garantir seu benefício no programa, que pode chegar a até R$ 9.200.

Para saber todos os valores que serão pagos para os alunos e como receber a quantia máxima, clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.