SUSTO! CadÚnico disponibiliza lista de CONVOCADOS para prestar contas com o governo

Alguns representantes da família, pessoas que têm benefícios sociais aprovados em seu nome, estão recebendo uma convocação. Eles são chamados para atualização obrigatória do CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo). Mas não é motivo para tormenta, o procedimento é regular e tem como objetivo apenas fiscalizar as informações. 

cadúnico
SUSTO! CadÚnico disponibiliza lista de CONVOCADOS para prestar contas com o governo (Imagem: FDR)

A verdade é que a atualização no CadÚnico é obrigatória e pode ajudar quem está dentro da plataforma. Ao informar para o governo a forma como você e sua família estão vivendo, há chances de ser incluso em um novo programa social. Mas atenção, é imprescendível agir de boa fé e não mentir durante a entrevista. 

Quem está sendo convocado para atualizar o CadÚnico?

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), informou nas últimas semanas que estão reforçando a fiscalização no CadÚnico. Além do cruzamento de dados entre as plataformas do governo, também está sendo usado a Inteligência Artificial (IA).

A ideia é conseguir excluir quem não cumpre com os critérios que dão acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família. Para isso, o pente-fino é aplicado nos dados que foram fornecidos ao Cadastro Único. 

Estão sendo convocados a atualizar as informações sobre a família aqueles que:

  • Mudaram de endereço e não informaram no Cadastro Único;
  • Mudaram as crianças de escola e não informaram no Cadastro Único;
  • Alteraram a sua fonte de renda;
  • Não estão cumprindo com as condicionalidades do programa social que recebem (ex.: frequência escolar, vacinação);
  • Afirmaram que eram incapazes de trabalhar, mas foram encontrados em um emprego formal ou tendo aberto uma empresa;
  • Não atualizam os dados do CadÚnico há mais de dois anos. 

Como saber se foi convocado para atualização do CadÚnico?

A partir da convocação o responsável familiar tem 60 dias para comprovação dos dados. Por isso é importante estar atento a notificação do governo solicitando a presença no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).

Na matéria disponível neste link eu explico como as mães solteiras podem escapar do pente-fino, já que ganham prioridade nos benefícios sociais. Os demais devem estar atentos aos seguintes canais onde a convocação é liberada:

  • Por SMS (mensagem de texto);
  • No App Meu CadÚnico;
  • No App Caixa Tem;
  • No App Bolsa Família;
  • No extrato bancário. 

 

 

 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]