A Receita Federal liberou para esta quinta-feira (21) a consulta de mais um lote residual da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Com isso, o pagamento está programado para acontecer na próxima semana, no dia 28 de março. Os contribuintes já podem acessar os canais para confirmar se foram contemplados desta vez.
A restituição do IRPF liberada ainda não é relativa ao imposto deste ano, em que os valores trazidos tratam de 2023. O lote residual é pago a quem tinha o direito de ser restituído, mas por algum erro na declaração ficou com o benefício parado. Agora que fizeram a correção conforme deveriam, o pagamento foi finalmente liberado.
Quem vai receber este lote da restituição do IRPF?
Segundo a Receita Federal, 206 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 339 milhões neste lote residual da restituição do IRPF.
Do total de beneficiados, 205 mil são pessoas que declararam nos anos anteriores, mas que por alguma inconsistência foram impedidas de receber a restituição. Além do bloqueio do pagamento, elas podem ter seu CPF negativado.
Foram inclusas neste pagamento:
- 4.201 idosos com mais de 80 anos;
- 28.541 idosos entre 60 e 79 anos;
- 3.404 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave;
- 6.910 contribuintes que têm o magistério como principal fonte de renda;
- 106.096 contribuintes sem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem usado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por Pix;
- 56.778 contribuintes não prioritários.
Consultar restituição do IRPF
A restituição do IRPF 2024 começa em maio, e será relativa a quem enviar a declaração este ano. Consulte o calendário completo acessando esta matéria onde eu trago todas as informações.
Para consultar o pagamento do lote regular, ou do lote residual, basta que o contribuinte:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique na opção “Meu Imposto de Renda”;
- Escolha “Consultar restituição”, e em seguida “Iniciar”;
- Agora, informe o número do CPF, data de nascimento e o ano em que enviou a declaração;
- Descubra se foi beneficiado.