Responsável por atender mais de 21 milhões de famílias brasileiras, o programa do Bolsa Família realiza mensalmente o pagamento de um benefício financeiro para os inscritos na iniciativa social. Recentemente, as famílias atendidas pelo programa puderam observar o anúncio de antecipação do benefício.
As notícias começaram a circular depois que uma fala do senador Alan Rick, do partido União Brasil, sobre a antecipação dos benefícios de março e abril. No entanto, a fala do parlamentar foi retirada de contexto. Ao se referir a possível antecipação o senador estava falando sobre o pagamento unificado do programa.
A medida é tomada pelo Governo Federal como forma de auxílio aos moradores de cidades que estão em situação de emergência ou de calamidade pública. Nos locais onde algum dos estados de emergência é decretado, o pagamento do Bolsa Família é efetuado para todos os beneficiários durante o primeiro dia de liberação do calendário mensal.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, os recursos são liberados de forma unificada por meio da poupança social do Caixa Tem. Como em alguns municípios o estado de emergência ou calamidade pública tem duração de 60 dias, o senador se referiu ao pagamento unificado durante os meses de março e abril.
Nas demais cidades, o pagamento acontecerá de acordo com o calendário do benefício. Dessa forma, as famílias deverão consultar o Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderão receber o pagamento.
Veja o calendário completo do Bolsa Família em março:
- NIS encerrado em 1: pagamento em 15 de março;
- NIS encerrado em 2: pagamento em 18 de março;
- NIS encerrado em 3: pagamento em 19 de março;
- NIS encerrado em 4: pagamento em 20 de março;
- NIS encerrado em 5: pagamento em 21 de março;
- NIS encerrado em 6: pagamento em 22 de março;
- NIS encerrado em 7: pagamento em 25 de março;
- NIS encerrado em 8: pagamento em 26 de março;
- NIS encerrado em 9: pagamento em 27 de março;
- NIS encerrado em 0: pagamento em 28 de março.
Confira mais informações sobre o pagamento do Bolsa Família neste link.