Liberar acesso no Caixa Tem: veja como é fácil

O primeiro acesso ao aplicativo da poupança social digital exige que seja liberado o acesso no Caixa Tem. Funciona como uma forma de autorizar que todos os serviços existentes naquela conta fiquem disponíveis para acesso do usuário. O procedimento é obrigatório e somente desta forma vai garantir o acesso aos benefícios sociais.

Como liberar acesso no Caixa Tem
Como liberar acesso no Caixa Tem (Imagem: FDR)

O Caixa Tem é a poupança social da Caixa Econômica Federal que oferece o uso gratuito de uma série de serviços bancários. A liberação do acesso é importante para usufruir de todas as ferramentas.

Introdução ao Caixa Tem

O Caixa Tem foi criado em 2020, naquela época o aplicativo era usado exclusivamente para repassar a parcela do auxílio emergencial. O benefício foi criado durante a pandemia de Covid-19 e chegou a contemplar mais de 60 milhões de pessoas que tiveram sua renda influenciada pelo isolamento social.

Com a bancarização de milhões de brasileiros, e com a facilidade que o sistema digital passou a oferecer, o poder público decidiu liberar outros pagamentos neste mesmo canal. A partir disso, passaram a ser liberados por meio da poupança os benefícios sociais e trabalhistas como:

Por que o acesso ao Caixa Tem pode ser bloqueado?

Caso sinta algum tipo de ameaça, o banco pode bloquear o acesso a poupança social até que o usuário faça o desbloqueio Caixa Tem. Tudo por uma questão de segurança, a fim de evitar fraudes no recebimento dos benefícios financeiros.

Algumas razões explicam essa iniciativa do banco, como:

Como liberar o acesso no Caixa Tem pela primeira vez

É extremamente comum que no primeiro acesso ao Caixa Tem a conta esteja bloqueada. Neste caso o sistema fecha todas as ferramentas porque precisa que o usuário libere o acesso a todos os serviços que estão disponíveis.

FGTS DIGITAL CHEGOU! CONHEÇA A PLATAFORMA QUE VAI FACILITAR A VIDA DO TRABALHADOR E DAS EMPRESAS

Como liberar o acesso no Caixa Tem em um novo celular

Ao trocar de aparelho celular todas as informações que estejam em um precisam ser passadas para o outro. Inclusive o aplicativo Caixa Tem e o acesso a ele. Acontece que a Caixa pode entender que essa troca de aparelho é na verdade uma tentativa de golpe, uma pessoa que quer se passar pelo titular da conta.

Para nomear dispositivo de acesso a sua conta será preciso passar por um processo um pouco mais demorado, mas capaz de evitar que qualquer bloqueio seja feito nos serviços.

Como liberar o acesso para múltiplos CPFs no mesmo dispositivo

O sistema do Caixa Tem libera o acesso a até dois CPFs em um mesmo dispositivo. Caso tente acessar um terceiro, podem aparecer mensagens de erro, dizendo que o aparelho tem muitos CPFs ou usuários cadastrados, uma prática de segurança do Caixa Tem. 

Quem pretende incluir um novo CPF, além do seu, no acesso ao aplicativo, basta fazer o login normalmente e a cada vez que for utilizar com a nova conta sair do titular 1 e fazer com login para o titular 2. Embora a recomendação para evitar erros é manter apenas uma conta aberta no aplicativo.

Perguntas frequentes sobre o acesso ao Caixa Tem

Ainda tem perguntas frequentes Caixa Tem? Todas as dúvidas podem ser respondidas diretamente na página do aplicativo no site da Caixa. 

O que é preciso para fazer login no Caixa Tem?

A Caixa libera central de atendimento?

Sim! Regiões metropolitanas: 4004 0104. Demais regiões: 0800 104 0104. Atendimento para pessoas com deficiência: 0800 726 2592. Ouvidoria Caixa Tem: 0800 725 7474.

Dicas de segurança para usar o Caixa Tem

Seguindo as dicas de segurança para usar Caixa Tem o usuário evita uma série de problemas, e torna o seu acesso ao aplicativo mais simples.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile