Conta de luz MAIS CARA para consumidores residenciais; veja quando o reajuste começa

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o reajuste na conta de luz, deixando as mais caras para consumidores residenciais. A decisão irá afetar os clientes da Enel Rio, que atende o interior do Rio de Janeiro. O reajuste foi decidido na última terça-feira (19/03).

Conta de luz MAIS CARA para consumidores residenciais; veja
quando o reajuste começa. (Imagem: FDR)

Com isso, os clientes de baixa tensão (residências e pequenos comércios) terão um aumento de 3% e os de alta tensão (indústrias) terão aumento de 4,97% nas contas de luz. Assim, o reajuste deixará a tarifa residencial da Enel Rio em R$ 912,87/MWh, uma das mais altas do país

Na semana passada, a Aneel já havia aprovado o reajuste anual nas contas de luz daqueles que recebem a energia pela Light, distribuidora na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Nossa especialista Lila Cunha comenta mais sobre o aumento da conta de energia, confira.

Conta de luz mais cara no Brasil

De acordo com uma projeção feita pela Aneel, ao longo de 2024, a conta de luz dos brasileiros terá um aumento médio de 5,6%. Além disso, em entrevista à CNN, o diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa, explicou que a alta de 2023 foi estimada em 6,8%, enquanto o aumento registrado foi de 5,9%.

As principais razões para a conta de luz ficar mais cara no Brasil em 2024 são:

Vale lembrar que todos os anos a Aneel realiza reajustes das tarifas cobradas pelas distribuidoras quando chega a data limite da concessão. E, claro, esses reajustes levam em consideração diversos fatores.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile