O CadÚnico é uma ferramenta de cadastramento do governo para reunir informações socioeconômicas de várias famílias de baixa renda para que elas possam ser beneficiadas com programas sociais. Com isso, hoje (22/03) o CadÚnico está convocando beneficiários para regularizar a situação e não perder o acesso a nenhum benefício.
Os dados disponibilizados no CadÚnico geralmente são usados para identificar as famílias que se enquadram nos critérios de diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
A atualização do cadastro pode ser feita rapidamente através do aplicativo do CadÚnico no celular ou site do gov.br, garantindo que você continue com acesso aos programas sociais sem interrupções.
Nossa especialista Lila Cunha comenta mais sobre o CadÚnico e os programas sociais, confira.
Atualizando CadÚnico sem sair de casa
Para realizar a atualização das informações do CadÚnico, basta estar com acesso a internet e ter um celular para baixar o aplicativo do CadÚnico ou um computador para acessar o site oficial.
Após isso, basta abrir o aplicativo, clicar na opção ‘Entrar com o gov.br’ e após em ‘Atualização cadastral por confirmação’ na tela principal.
Ao clicar na opção de atualização cadastral você pode se deparar com:
- Banner vermelho: indicando que o cadastro está desatualizado;
- Banner amarelo: indicando que o cadastro está prestes a ficar desatualizado;
- Banner verde: indicando que todas as informações estão atualizadas.
Caso você precise de ajuda para realizar a atualização dessas informações, pode procurar um Posto de Atendimento do CadÚnico para realizar a finalização da atualização presencialmente.
Também existe a possibilidade de verificar a situação do seu benefício e se é necessário fazer a atualização através do número de telefone 0800.707.2003, disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento.