O governo federal afirmou que dará início ao processo de fiscalização do Cadastro Único para Programas do Governo (CadÚnico), e que por consequência vai atingir o Bolsa Família. Diante disso, as pessoas que recebem o benefício devem estar atentas, e quem puder deve usufruir da sua prioridade para se manter dentro do programa.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), que é a Pasta responsável pelo CadÚnico e pelo Bolsa Família, ficará responsável por colocar em ação os planos de fiscalização. A ideia é que sejam apurados os dados em relação a renda da família, a sua composição, e aos requisitos básicos para fazer parte do programa. Até mesmo as mães solteiras devem estar atentas.
Como as mães solteiras podem fugir do pente-fino no CadÚnico?
As mães solteiras são prioridade no recebimento do Bolsa Família, e podem usar essa justificativa para se manter no programa. Ainda assim, correm o risco de cair no pente-fino do CadÚnico e ter o seu benefício bloqueado, caso não estejam atentas as regras.
Para manter o pagamento corretamente é necessário:
- Estar com os dados do CadÚnico sempre atualizados;
- Manter a frequência escolar das crianças e jovens que são sua responsabilidade;
- Fazer o acompanhamento nutricional das crianças de até 7 anos uma vez por semestre;
- Manter a caderneta de vacinação das crianças sempre em dia;
- Respeitar o limite de renda por pessoa da família.
Se quiser consultar a aprovação do seu pagamento, clique nesta matéria onde eu oriento a forma de verificação.
Como saber que caiu no pente-fino do Cadastro Único?
As mulheres que são chefes de família têm preferência na aprovação de qualquer benefício liberado pelo Cadastro Único. Mas, devem estar atentas as mensagens enviadas pelo poder público em caso de bloqueio do pagamento. A partir do bloqueio terão até 60 dias para apresentar-se no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), e defender a sua permanência no programa.
O aviso sobre o bloqueio do pagamento e necessidade de apresentação de documentos será enviado por:
- SMS;
- App Caixa Tem;
- App Bolsa Família;
- E-mail;
- Extrato bancário.