ANTECIPAÇÃO do 13º salário do INSS terá CUSTO EXTRA para os idosos

Anunciada recentemente pelo Governo Federal, a antecipação do pagamento do 13º do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permitirá que milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil recebam os recursos durante o primeiro semestre deste ano. No entanto, a medida deverá trazer um custo extra para esse grupo.

13º SALÁRIO DO INSS VAI SER ANTECIPADO: PAGAMENTOS DA 1º E 2º PARCELA SERÃO FEITOS NESSE CALENDÁRIO

Com a liberação antecipada dos recursos do INSS, os aposentados e pensionistas pelo Instituto não contarão com a renda extra durante o período de final de ano. Anteriormente, a previsão era de que os valores fossem liberados apenas nos meses de agosto e novembro.

No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os recursos serão depositados nos meses de abril e maio. A medida exigirá uma maior organização financeira dos beneficiários ao longo do ano. Já que, a partir do segundo semestre eles poderão contar apenas com os depósitos regulares do Instituto.

Assim como nos anos anteriores, o pagamanto do 13º do INSS foi dividido em duas parcelas. O dinheiro será depositado pelo instituto nas contas bancárias dos aposentados e pensionistas em conjunto com o benefício principal do órgão federal.

Veja o calendário completo de pagamento do 13º do INSS:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Para quem ganha acima de um salário mínimo:

Segunda parcela do 13º salário:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Para quem ganha acima de 1 salário mínimo

Confira outras informações sobre os pagamentos do extra do INSS neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile