ANTECIPAÇÃO do 13º salário do INSS terá CUSTO EXTRA para os idosos

SãO PAULO (SP) — Anunciada recentemente pelo Governo Federal, a antecipação do pagamento do 13º do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permitirá que milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil recebam os recursos durante o primeiro semestre deste ano. No entanto, a medida deverá trazer um custo extra para esse grupo.

13º SALÁRIO DO INSS VAI SER ANTECIPADO: PAGAMENTOS DA 1º E 2º PARCELA SERÃO FEITOS NESSE CALENDÁRIO

Com a liberação antecipada dos recursos do INSS, os aposentados e pensionistas pelo Instituto não contarão com a renda extra durante o período de final de ano. Anteriormente, a previsão era de que os valores fossem liberados apenas nos meses de agosto e novembro.

No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os recursos serão depositados nos meses de abril e maio. A medida exigirá uma maior organização financeira dos beneficiários ao longo do ano. Já que, a partir do segundo semestre eles poderão contar apenas com os depósitos regulares do Instituto.

Assim como nos anos anteriores, o pagamanto do 13º do INSS foi dividido em duas parcelas. O dinheiro será depositado pelo instituto nas contas bancárias dos aposentados e pensionistas em conjunto com o benefício principal do órgão federal.

Veja o calendário completo de pagamento do 13º do INSS:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Para quem ganha acima de um salário mínimo:

Segunda parcela do 13º salário:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Para quem ganha acima de 1 salário mínimo

Confira outras informações sobre os pagamentos do extra do INSS neste link.

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile