No último mês a Caixa Econômica anunciou o interesse em usar moeda digital para fazer o pagamento do Bolsa Família. Hoje, o programa contempla cerca de 21 milhões de famílias brasileiras, a grande maioria em situação de extrema pobreza. O uso de moeda virtual tem causado alguns burburinhos e dúvidas.
A Caixa Econômica analisa fazer uso do Drex, nova moeda digital brasileira, em seus produtos e serviços. Entre eles, o pagamento do Bolsa Família. O Drex ainda está em fase de construção, o seu projeto-piloto foi construído pelo Banco Central, mesmo criador do PIX.
Como funcionaria o pagamento do Bolsa Família por Drex?
As primeiras informações sobre a liberação do Bolsa Família via Drex já foram anunciadas. O interesse da Caixa Econômica é modernizar o pagamento do benefício social, e trazer mais praticidade para os depósitos.
Por meio da moeda digital seria possível, por exemplo:
- receber o benefício em Drex, por meio de um cartão offline, para ser usado mesmo em locais sem acesso à internet;
- evitar que moradores de locais de difícil acesso à internet e às agências bancárias, como comunidades ribeirinhas, tenham que ir a outras cidades para sacar o dinheiro.
Não há indícios de que o pagamento em real deixará de existir. Nesta matéria eu informo como o saque pode ser feito na agência da Caixa.
Quando o pagamento por Drex vai começar no Bolsa Família?
Os inscritos no Bolsa Família podem manter a calma. A moeda digital ainda está em estudo, e fará os primeiros testes antes de ser colocada a disposição dos inscritos no programa.
Caso seja aprovada, o Banco Central vai exigir que seja criada uma conta em uma carteira digital para receber o benefício por esse meio. Tudo porque, o Drex equivale ao dinheiro, mas não em papel, e sim um tipo de dinheiro virtual que tenha o mesmo valor.