Quem tem direito a restituição do IRPF 2024? Calendário foi divulgado

Está cada vez mais perto o período para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (IRPF). Depois de receber os dados que são enviados pelo contribuinte, a Receita Federal analisa cada uma das informações e concede a devolução de parte do dinheiro ao cidadão. Este procedimento é chamado de restituição do IRPF, em que são pagos cinco lotes por ano. 

IRPF 2024
Quem tem direito a restituição do IRPF 2024? Calendário foi divulgado (Imagem: FDR)

Como milhões de pessoas receberão a restituição do IRPF 2024, o pagamento é dividido em cinco meses. Nos primeiros lotes recebem aqueles que entregaram a declaração no início do prazo, e que por isso tiveram seus dados analisados primeiro. Nos últimos lotes ficam os contribuintes que enviaram o documento no fim do prazo, ou que fizeram correções durante esse período. 

Quem vai receber a restituição do IRPF 2024?

O pagamento da restituição do IRPF 2024 funciona como um reembolso. A Receita Federal analisa tudo o que o contribuinte declarou como parte do seu patrimônio, e tudo o que ele informou se tratar de gastos e despesas. 

Algumas dessas despesas são chamadas de deduções e oferecem desconto no valor final do imposto. Os descontos, por sua vez, são dados ao contribuinte justamente por meio da restituição. Isso significa que serão restituídos neste ano:

Calendário da restituição do IRPF 2024

A Receita Federal já divulgou quando a restituição do IRPF 2024 será paga. Em cada lote há grupos prioritários, como os idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave e quem tem como principal fonte de renda o magistério. 

Além deles, quem usar a declaração pré-preenchida e informar o PIX para ser restituído, ganhará prioridade no pagamento. Para saber como aumentar o valor a ser recebido, acesse esta matéria que eu escrevi. 

 A ordem de depósitos para este ano é de:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile