O Auxílio Brasil, nome dado ao Bolsa Família anteriormente, era um programa social do Governo que tinha o objetivo de ajudar financeiramente famílias de baixa renda. E, recentemente, veio à tona a informação de que programa passou por um vazamento de informações pessoais dos beneficiários. Com isso, cerca de 4.000.000 de brasileiros foram afetados e podem abrir um processo de indenização de R$ 15.000,00.
Em 2022, a Caixa Econômica, instituição financeira que paga diversos benefícios sociais, sofreu um vazamento de dados de 4.000.00 de famílias que recebem o benefício do Auxílio Brasil, isso equivale a 20% dos beneficiários. Entre as informações que foram vazadas estão:
- Endereço completo;
- Número de celular;
- Data de nascimento;
- Valor do benefício recebido;
- Número do NIS;
- CadSUS.
Assim, quem teve suas informações expostas, pode entrar com uma ação judicial para conseguir uma indenização. No momento, o Instituto SIGILO (Instituto de Defesa da Proteção de Dados Pessoais, Compliance e Segurança da Informação) já está movendo uma ação civil pública para benefício dos que tiveram os dados vazados pelo Auxílio Brasil.
Nossa especialista Laura Alvarenga falou um pouco mais sobre benefícios pagos pelo Governo Federal, confira.
Quem tem direito a indenização de R$ 15.000?
De acordo com o site do Instituto Sigilo, todos os beneficiários do Auxílio Brasil podem ter tido seus dados vazados pelo Governo em 2022, gerando assim, o direito a indenização.
Apesar disso, nem todos os beneficiários têm direito ao valor, é necessário confirmar se os seus dados foram ou não vazados. Para isso, basta acessar seguir os próximos passos:
- Acesse ao site do Instituto Sigilo;
- Clique em “Conferir se eu tenho direito!”;
- Insira seu nome completo, e-mail, CPF e número de telefone;
- Clique nas duas caixas abaixo e confirme o envio das informações;
- Após, aparecerá se você tem direito a indenização.