Para usufruir de mais benefícios, o idoso tem direito de fazer a emissão de um documento específico, onde será reconhecido como pessoa idosa. A partir deste documento de identificação, o cidadão consegue o acesso a benefícios concedidos pelo poder público, e garantidos por lei na iniciativa privada.
Os idosos que possuem renda de no máximo dois salários mínimos, equivalente a R$ 2.842, ganham o direito de emitir a Carteira do Idoso. A partir desse documento eles terão acesso a gratuidades, isenções ou descontos em determinados serviços e projetos. A solicitação acontece de forma online.
Como emitir a Carteira do Idoso?
O idoso com mais de 60 anos, inscrito no Cadastro Único, cuja renda acumulada por mês é de no máximo R$ 2.842, ganha o direito de emitir a Carteira do Idoso. O documento é acessado de maneira online, e a cada dois anos vai exigir a revalidação, como se fosse uma prova de vida.
Ao acessar esta máteria, escrita por mim, você conhece seis tipos de isenções oferecidas ao idoso. A função da carteirinha é identificar aquela pessoa como de baixa renda, e a partir disso liberar alguns benefícios.
- Acesse o site: carteiradoidoso.cidadania.gov.br;
- Clique em “Emitir carteira”;
- Faça login no Gov.br;
- Selecione novamente “Emitir carteira”;
- São dados serão reconhecidos;
- Preencha o que for necessário;
- A carteira pode ser impressa ou salva em PDF.
Benefícios de emitir a Carteira do Idoso
Ao emitir a Carteira do Idoso, os idosos ganham direito a alguns benefícios porque provarão por meio desta carteirinha que vivem em condição de baixa renda e possuem mais de 60 anos.
- Identificação pessoal, já que na carteira estarão os principais documentos do cidadão;
- Acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo); ou
- Desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens