Após publicação do edital, as inscrições no Fies Social serão abertas em poucos dias. programa vai financiar totalmente a mensalidade de cursos de graduação em diversas áreas. Nessa primeira edição 50% das vagas serão reservadas para alguns estudantes.
Depois de uma longa espera, o Fies Social vai finalmente entrar em funcionamento nesse mês de março. O programa é uma reformulação do Fundo de Financiamento Estudantil. A partir de agora será possível financiar totalmente o valor da mensalidade.
Segundo o governo federal as mudanças foram feitas para possibilitar o retorno do papel social do programa. A expectativa do MEC é mais de 100 mil estudantes sejam beneficiados neste ano.
Mudanças no FIES
- Agora o programa passa a financiar totalmente o valor da mensalidade, com isso não será mais necessário fazer os pagamentos mensais da parte não coberta pelo financiamento.
- Essa ação deve aumentar o número de estudantes que utilizam o programa para conquistar o diploma de nível superior.
- Esse financiamento integral será oferecido aos estudantes inscritos no Cadastro Único e que tenham renda mensal familiar até meio salário mínimo por pessoa. De acordo com o MEC 50% das vagas serão destinadas a esse público.
- Outra mudança é quanto a escolha de curso no programa; antes os estudantes poderiam selecionar até três, desde que fossem da mesma área.
- Agora, o estudante poderá selecionar os cursos que desejar, independente da área do conhecimento.
- O MEC também criou regras para a distribuição das vagas, agora elas serão oferecidas a partir do conceito do curso, evitando a oferta de vagas em cursos ainda não avaliados.
- A partir desse ano o programa vai contar reserva de vagas para estudantes de baixa renda; para pretos; pardos; indígenas e pessoas com deficiência.
Cronograma do Fies Social
- Inscrição: 12 a 15 de março
- Resultado: 21 de março
- Complementação da inscrição de quem for pré-selecionado: 22 a 26 de março
Requisitos para inscrição no Fies Social
- Para concorrer as vagas é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010;
- Atingido obtido média aritmética das notas nas 5 provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na prova de redação superior a 0;
- Não ter feito o Enem como treineiro;
- Ter renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.
As inscrições poderão ser feitas pelo Portal de Acesso ao Ensino Superior.