Cortes no consignado do INSS aliviam as despesas dos aposentados e pensionistas

Uma excelente notícia para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que buscam recursos adicionais. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma resolução que institui alguns cortes no consignado do INSS.

Cortes no consignado do INSS aliviam as despesas dos aposentados e pensionistas. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR.

 

A decisão consiste na redução dos juros do empréstimo consignado do INSS. De agora em diante, o teto desta modalidade passa de 1,76% para 1,72%. A resolução do conselho representa um alívio para os aposentados e pensionistas.

A proposta inicial partiu de Carlos Lupi, o atual ministro da Previdência Social no governo Lula, demonstrando esforços para favorecer essa parcela da população. Essa mudança positiva é um passo importante para beneficiar pensionistas e aposentados que buscam melhores condições financeiras.

Além disso, há previsões de uma redução gradual nos limites de juros para o cartão de crédito e o cartão consignado do INSS. As novas porcentagens, aprovadas pela maioria do colegiado composto por membros da gestão federal, entrarão em vigor em até oito meses.

Neste link eu detalho todas as mudanças aplicadas ao consignado do INSS e listo as vantagens desta modalidade para os aposentados e pensionistas. Abaixo, você confere quem pode ter acesso a esta linha de crédito. Acompanhe!

Quem pode ter acesso ao empréstimo consignado do INSS?

As pessoas que podem ter acesso a um cartão de crédito consignado são as mesmas que podem ter acesso ao empréstimo consignado. São elas:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;

  • Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada);

  • Servidores públicos federais;

  • Servidores públicos estaduais e municipais;

  • Militares das Forças Armadas;

  • Trabalhadores do setor privado celetistas conveniados a algum consignado privado.

Limites do empréstimo consignados do INSS

  • Segundo o INSS, o segurado pode fazer até nove contratos de empréstimo pessoal;

  • No caso do cartão de crédito, é permitida apenas uma contratação;

  • As taxas de juros são mais baixas do mercado, e o prazo de quitação pode chegar a 84 meses;

  • As taxas de juros oferecidas pelos bancos variam conforme o perfil do cliente. O ideal é pesquisar para obter o melhor negócio.

Consulta de juros do empréstimo consignado do INSS

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;

  2. Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;

  3. Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;

  4. Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;

  5. Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.