Programa do Imposto de Renda 2024: consulte o guia de acesso

Em cerca de sete dias a Receita Federal vai abrir o portal para envio da declaração do Imposto de Renda 2024. Os contribuintes terão de 15 de março a 31 de maio para preencherem todas as fichas com os dados relativos aos seus rendimentos tributáveis, e não tributáveis, do ano passado. O programa para o preenchimento fica disponível em breve.

programa do imposto de renda
Programa do Imposto de Renda 2024: consulte o guia de acesso (Imagem: FDR)

A expectativa da Receita Federal é de que sejam enviadas 43 milhões de declarações neste ano. Os contribuintes foram surpreendidos na última quarta-feira (6) com a divulgação de novidades sobre o imposto. Entre eles, a data em que o programa do Imposto de Renda 2024 ficará disponível. 

O envio do documento acontece de forma exclusivamente online. Os brasileiros obrigados a declarar quais foram suas rendas no ano passado, e qula a fonte desses rendimentos, deverão baixar o programa gerador da declaração ou enviar o arquivo de forma online, usando o site da Receita Federal. 

É importante entender que o programa do ano passado já não vale para a entrega deste ano. Isso significa que mesmo tendo a versão anterior, o contribuinte precisa atualizar os sistemas com o programa do Imposto de Renda 2024, fazendo o download no seu computador ou smartphone (celular). Os contribuintes têm essa opção disponível nas versões iOS e Android. 

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2024?

O programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2024 deve ser baixado por aqueles que são obrigados a declarar os seus rendimentos. De acordo com as últimas atualizações da Receita Federal, entram na lista de contribuintes obrigatórios aqueles que em 2023:

Quando baixar o programa gerador do Imposto de Renda 2024?

Uma das novidades para este ano é a data de lançamento do programa gerador do Imposto de Renda 2024. No ano passado a versão ficou disponível no dia 9 de março, sendo o início da entrega foi no dia 15 do mesmo mês. Dessa vez os contribuintes terão que baixar o programa em:

Como baixar o programa do Imposto de Renda 2024?

O programa do Imposto de Renda 2024 pode ser baixado no computador, notebook ou celular. 

Versão para computador 

Versão para celular 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile