Desde 2021 os consumidores residenciais têm sentido o aumento no valor da conta de luz, segundo dados da própria Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). E neste ano não será diferente, mas as projeções podem ser ainda mais assustadoras. Tudo porque, estima-se que o reajuste da energia elétrica deva ultrapassar a inflação oficial do país.
O custo da conta de luz tem sido um dos fatores que mais pesam no orçamento da família. Está difícil conseguir economizar quando a cobrança que vem da companhia de energia elétrica é grande. Famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, conseguem desconto de até 65% pela Tarifa Social.
O que vai influenciar no aumento da conta de luz em 2024?
A projeção da Aneel é de que a conta de luz sofra reajuste de 5,4% em 2024, superior a inflação deste ano que deve ser de 3,9%, segundo o mercado. A consultoria PSR tem outra projeção, mas não tão animadora, pois acredita que o consumo de energia elétrica fique 4% acima da inflação.
Mas afinal de contas, o que acontece para que a conta de luz tenha um aumento de preço tão expressivo?. São três pontos importantes, conforme o ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética e diretor executivo da PSR, Luiz Barroso, explicou ao g1.
Repasse de subsídios
Os subsídios são cobranças feitas ao consumidor para custear políticas públicas dentro do setor. Por exemplo, o incentivo a determinadas fontes de energia ou os descontos concedidos para famílias que vivem de baixa renda (Tarifa Social).
- O consumidor vai pagar R$ 32,7 bilhões em encargos nas tarifas de energia, o que representa 12,5% da conta de luz do brasileiro.
Custos da contratação de energia
Trata-se dos custos que as empresas têm para contratar energias de outras fontes. Neste caso, diretamente são as companhias quem precisam lidar com os custos, mas acabam atingindo os consumidores porque os valores são repassados de maneira indireta.
Custos das redes
O custo representam os valores gerados na contratação de novas redes transmissoras de energia elétrica. O governo tem contratado a construção de novas linhas de transmissão para atender ao aumento de geração. Em linhas gerais:
- Os investimentos bilionários em transmissão, contratados pelo governo em leilões, viram tarifa para o consumidor.