Saque do FGTS será facilitado após ferramenta da plataforma digital

Começa a partir deste mês mudanças na forma de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O trabalhador que for demitido sem justa causa tem direito de esvaziar a sua conta do Fundo de Garantia, e agora de uma forma menos burocrática. Tudo graças a criação da plataforma FGTS Digital. 

FGTS
Saque do FGTS será facilitado após ferramenta da plataforma digital (Imagem: FDR)

O saque do FGTS por demissão ainda é a forma mais comum de receber o Fundo de Garantia. Até então, ao ser demitido o trabalhador precisava aguardar que a empresa lhe fornecesse a chamada “chave de conectividade”. Ao solicitar a rescisão na Caixa, essa chave deveria ser apresentada. Agora, há mudanças nesse processo. 

Saque do FGTS sem a chave de autorização

A plataforma FGTS Digital passou a ser obrigatoriamente usada pelas empresas no último 1º de março. Inicialmente voltada para facilitar o trabalho das empresas, os trabalhadores serão consequentemente atingidos. Tanto que o processo de saque do FGTS por rescisão já não precisará contar com a chave de autorização.

Devido ao cruzamento de dados da plataforma com o eSocial, assim que o trabalhador for demitido a empresa vai dar baixa no seu contrato pelo sistema online. A Caixa será automaticamente notificada, facilitando o processo de solicitação do saque. 

Saque digital do FGTS 

Para fazer o saque do FGTS basta que o trabalhador faça o pedido de forma digital. A conta corrente cadastrada no aplicativo será responsável por receber o benefício. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile