Quanto tempo demora para receber o bolsa família após o cadastro? Descubra prazo máximo

Responsável por atender os brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica, o Bolsa Família realiza mensalmente pagamentos que têm o valor mínimo de R$ 600. Para tal, é preciso que a família esteja inscrita no programa. 

Quanto tempo demora para receber o bolsa família após o cadastro? Descubra prazo máximo. (Imagem: FDR)

Esse processo deve ser feito em uma unidade do CRAS. No local, a família precisará solicitar a inclusão no CadÚnico. O cadastro é utilizado pelo Governo Federal para identificar e selecionar as famílias que serão atendidas por seus programas sociais

Para efetuar o cadastro é preciso que um responsável familiar compareça até o local de atendimento com os seguintes documentos:

  • documento de identidade com foto;
  • CPF de todos os moradores da casa;
  • comprovante de residência atualizado.

Após esse processo, a família já está apta a ser incluída no Bolsa Família. Para tal, ela também precisa obedecer o critério de renda definido pelo Governo Federal. Atualmente ele determina que a família beneficiada deverá ter a renda mensal por pessoa de, no máximo, ¼ de salário mínimo. Em 2024, o total deverá ser de R$ 353. 

O processo de inclusão é realizado após uma análise do Governo Federal. No entanto, não há prazo para que isso seja realizado. Caso seja aprovada, a família receberá uma carta comunicando sobre a liberação do pagamento. Além disso, ela também receberá o cartão do benefício. 

Veja as formas disponíveis para consultar se a família foi incluída no Bolsa Família:

  • Consulta ao Número de Identificação Social (NIS): o número é fornecido no momento do cadastro. Com ele, a família pode consultar o status da sua inscrição em postos de atendimento do programa, no aplicativo ou site do Bolsa Família;
  • Aplicativo Meu CadÚnico: outra opção é usar o aplicativo Meu CadÚnico que também libera informações sobre o benefício. Nele, a consulta pode ser feita de forma prática liberando a necessidade de deslocamento;
  • Site do CadÚnico: para quem não tem smartphone, a consulta pode ser feita por meio do portal em um computador;
  • Central telefônica do Ministério da Cidadania: para quem não tem acesso a internet, outra opção é ligar para o número 0800 707 2003 e realizar uma consulta sobre o status do cadastro.

Confira outras informações sobre o benefício do Bolsa Família neste link.

 

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Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.